A Malformação Congênita da mão refere-se a uma condição em que a mão não se desenvolve corretamente durante a gestação, resultando em anomalias estruturais. Essas malformações podem variar amplamente em tipo e gravidade e podem afetar ossos, músculos, tendões e pele da mão.
Sinais comuns de quem sofre com a Malformação Congênita da Mão
Você ou seu filho sofre com algum desses sintomas de Malformação Congênita da Mão?
Principais Dúvidas Sobre Malformação Congênita da Mão
Quais são as opções de tratamento?
O tratamento de uma criança com Malformação Congênita da mão pode variar dependendo da gravidade da condição. Inicialmente, é feito um diagnóstico completo com exames de imagem e avaliações especializadas para planejar o tratamento adequado.
O tratamento também pode incluir Terapia Ocupacional para desenvolver habilidades motoras, o uso de órteses para apoiar a mão e, se necessário, correção cirúrgica para corrigir deformidades e melhorar a funcionalidade.
Como é realizada a cirurgia?
A duração da cirurgia depende do tipo e da complexidade da malformação. Em geral, a cirurgia pode durar de 1 a 4 horas.
O bebê pode ter a mão imobilizada com uma tala ou curativo para proteger o local da cirurgia. Isso ajuda a evitar que ele mexa na área operada.
Após a cirurgia, o bebê ou criança geralmente é mantido em observação por algumas horas para monitorar a recuperação da anestesia. Dependendo do caso, a internação pode durar de 1 a 2 dias.
Os pais devem estar atentos a sinais de infecção, como vermelhidão, inchaço excessivo, febre, ou drenagem de pus no local da cirurgia, e entrar em contato com o médico imediatamente se algum desses sinais aparecer.
Como funciona a anestesia em bebês?
Após a cirurgia é possível amamentar normalmente?
Sim. A amamentação pode ser retomada assim que o bebê estiver completamente desperto e a equipe médica confirmar que ele está bem, sem sinais de sonolência excessiva ou náusea, que podem ocorrer devido à anestesia.
Existe necessidade de fisioterapia após a cirurgia?
Sim, a fisioterapia é frequentemente recomendada após a cirurgia. O objetivo da fisioterapia é garantir que a mão recupere sua função plena e que os movimentos sejam desenvolvidos corretamente.