É uma condição causada pela compressão do nervo mediano no punho, que pode resultar em dor, formigamento, dormência e fraqueza na mão e nos dedos. Esses sintomas geralmente pioram à noite e podem dificultar tarefas simples, como segurar objetos ou digitar.
Sinais comuns de quem sofre com a Síndrome do Túnel do Carpo
Você sofre com algum desses sintomas de Síndrome do Túnel do Carpo?
Principais Dúvidas Sobre Síndrome do Túnel do Carpo
Quais são as opções de tratamento?
O tratamento conservador envolve abordagens não cirúrgicas para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. As principais estratégias incluem o uso de talas para imobilizar o punho, fisioterapia e medicamentos para controlar a dor e a inflamação. Infiltrações guiadas por ultrassom de corticoides podem ser utilizadas para alívio dos sintomas em casos mais persistentes.
Em casos mais severos ou quando os tratamentos conservadores não são eficazes, a cirurgia de liberação do túnel do carpo pode ser considerada.
Como é realizada a cirurgia?
A cirurgia pode ser feita com anestesia local (minha preferência) ou anestesia geral.
Apresenta três opções de abordagem: ABERTA – pequeno corte na palma da mão; ENDOSCÓPICA – com uma pequena incisao no punho e uso de uma camera; GUIADO POR ULTRASSOM – com uma incisão no punho que não precisa de pontos.
Essas técnicas tem com principal objetivo abrir o túnel e aliviar a pressão sobre o nervo mediano.
Quais cuidados deve se ter para evitar novas complicações após a cirurgia?
Evite atividades que possam sobrecarregar a mão ou o punho. É fundamental dar tempo para que a área cicatrize. Não apoiar ou colocar peso sobre a mão e o punho operados até que o médico permita.
Existe necessidade de fisioterapia após a cirurgia?
Em alguns casos, sessões de fisioterapia podem ser recomendadas para ajudar a restaurar a força e a mobilidade da mão e do punho.